Truques novos a cachorro velho

Você sabia que é possível ensinar “truques novos a um cachorro velho”? Todos somos capazes de aprender algo novo, independente da nossa idade. O que importa é o quanto estamos dispostos a nos dedicar a isto. Com nossos pets não é diferente!

Até que idade posso treinar meu pet?

Todo aprendizado se inicia assim que um indivíduo nasce, de forma que os filhotes precisam ser direcionados aos comportamentos corretos desde o dia em que chegam à nossa casa. Então, nada de esperar que ele atinja 6 meses para começar os treinos!

Por mais que um cão idoso possa apresentar uma série de dificuldades e limitações, eles nunca serão velhos demais para aprender algo. Na verdade, é até positivo que eles aprendam algo novo constantemente e exercitem o cérebro. Pois, como sabemos, o cérebro é um músculo e precisa de estímulos (treino) para manter-se em forma! 

Benefícios do treinamento tardio

Além do mais, é muito benéfico o adestramento de cães idosos no sentido de dificultar o aparecimento de Alzheimer, conhecido no meio veterinário como “disfunção cognitiva”. Pois acredite, esta doença afeta também nossos companheiros caninos. O que é muito triste, pois assim como no ser humano, a doença vai degradando aos poucos a memória, até chegar a um momento em que é irreversível. E neste caso, a demência em cães também faz-se presente e o cão começa a não lembrar mais dos brinquedos, do local da ração, dos cômodos da casa, etc. Assim sendo, é muito importante estimular sempre o cérebro do cachorro para que ele mantenha-se saudável por mais tempo.

Diferentemente de um filhote, um cão idoso já possui diversos vícios, que precisarão ser retirados durante o treinamento. Esta pode ser a parte mais complicada de todo o processo, por isso é muito importante contar com o auxílio de um especialista em comportamento, assim o projeto poderá avançar de forma equilibrada e não irá afetar negativamente o cachorro.

Ah! Antes de iniciar o treino é importante que você leve seu idosinho a um veterinário comportamentalista para verificar se ele sofre de alguma doença como diabetes, problemas renais ou de cognição, entre outras enfermidades que acometem os animais já em idade avançada.

 

 

Você também pode se interessar

Curta a gente em nossas redes sociais!