Da mesma forma que nos preocupamos com nossos hábitos alimentares, precisamos também oferecer uma alimentação de qualidade para nossos pets.
Cães e gatos precisam ingerir diariamente todos os nutrientes essenciais à sua saúde. Esses nutrientes também estão presentes no nosso alimento, mas como os cães e gatos têm necessidades de proporções de nutrientes diferentes dos humanos, o uso de sobras de comida não garante a ingestão adequada desses nutrientes, tornando os pets mais suscetíveis ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde.
Alimento industrializado – ração
Para garantir o fornecimento de todos esses nutrientes diariamente de forma adequada, a melhor recomendação é o uso de um alimento de boa qualidade, pois esses alimentos são formulados, balanceados e avaliados para garantir que os pets recebam tudo o que precisam para se manterem saudáveis. Um alimento industrializado de boa qualidade proporciona a ingestão de nutrientes de forma adequada, pois contém ingredientes de qualidade e nutrientes de forma balanceada.
Quanto melhor for a ração, mais nobres serão os ingredientes utilizados e mais nobre será a fórmula. Porém, evite comprar ração a granel, pois o pacote pode estar aberto há vários dias, misturada com produtos de qualidade inferior ou estar vencida, de forma que não se tem qualquer garantia sobre aquele alimento.
Alimentação caseira
Muitos tutores ficam em dúvida se a alimentação caseira é melhor do que a ração industrializada. Como esse tipo de alimentação é feito pensando exclusivamente nas necessidades de cada animal, um veterinário especializado em nutrição deverá avaliar fatores como idade, porte, estilo de vida e estado de saúde do animal, prescrevendo a quantidade exata de cada ingrediente que será necessário para fornecer todos os nutrientes ao pet.
Mas não há necessidade real de substituir a ração industrializada por esse tipo de alimentação. Essa escolha deverá ser feita pelos tutores e de acordo com a necessidade de cada animal, porém sempre guiada por um profissional qualificado.
Alimentação para pets idosos
A orientação mais comum é fazer a troca do alimento para os idosinhos a partir dos sete anos de idade, em média. Isto se deve ao fato de o alimento ser balanceado para uma idade um pouco mais avançada e, dessa forma, suprir todas as necessidades com os nutrientes importantes e necessários para essa faixa etária.
Caso seu pet esteja tendo dificuldade para se alimentar pois os dentes caíram, pode-se fazer o uso de alimentos úmidos ou umedecer a ração seca com água morna pouco antes do fornecimento, assim ela ficará mais mole e palatável, auxiliando o pet a permanecer bem nutrido e, consequentemente, saudável.
10 alimentos proibidos para os pets
- Uva (de qualquer tipo: natural ou passa, mesmo sem sementes)
- Carambola
- Abacate
- Chocolate
- Alho e cebola
- Café ou bebidas cafeinadas
- Bebidas alcoólicas
- Leite e queijo (nem todos os pets conseguem digerir adequadamente, podendo causar vômitos)
- Frutas cítricas (aconselha-se o não fornecimento a animais com predisposição a gastrite)
- Doces em geral