Gatos são animais que prezam muito pela limpeza e pela estabilidade, então é importante se atentar aos cuidados com sua higiene! Afinal, podemos ou não dar banho nos felinos? Tá aí um assunto bastante polêmico!
Os gatos domésticos têm sua origem no deserto, logo não tomam banho. Mas e o meu gato? Que mora comigo dentro de casa e dorme na minha cama, pode tomar banho?
A minha opinião é que os gatos, assim como os cães, devem ser habituados desde filhotes ao processo de banho, escovação e manipulação. Assim, quando houver a necessidade de dar um banho no bichano, seja porque ele se sujou ou por motivos clínicos (como uma dermatite), ele já estará habituado ao processo e não será tão estressante quanto seria caso ele nunca tivesse tomado banho.
Porém, o fato de eles estarem habituados ao processo, não quer dizer que vamos dar banhos semanalmente como fazemos nos cães (que também não precisam de alta frequência de banhos). Os gatos possuem espículas na superfície da língua de forma que eles limpam seu pelame durante suas lambeções diárias, fazendo com que banhos frequentes não sejam necessários. Mas é importante lembrar que, não é porque são animais limpos e “tomam banho” (de língua), que não precisam ser escovados.
A escovação é necessária para a retirada dos pelos mortos, pois pode acontecer do gato ingerir muito pelo durante seu banho e não ser capaz de expelir as bolas de pelo formadas, podendo levar à uma obstrução gastrointestinal.
Caixa de areia
Temos dois modelos de caixa de areia no mercado: aberta, como uma bandeja e fechada, como uma caixa de transporte. E qual a melhor? Depende muito do indivíduo e da situação.
Normalmente, os gatos preferem a aberta porque conseguem ter controle do que ocorre ao seu redor. Caso opte pelas fechadas, avalie a retirada da portinha, de forma que o gatinho não leve uma “lambada” ao entrar ou sair e assim ter uma associação ruim com a caixa.
É importante que a caixa seja grande o suficiente para que ele consiga girar dentro dela (mesmo sendo aberta) e ter o número de caixas + 1 referente ao número de gatos na casa.
Outro cuidado é onde essa caixa será colocada: é importante que as caixas estejam em um local estável e que não estejam acumuladas em um único ambiente.
Areia e higienização
Gatos gostam de areia de granulação fina que devem formar um torrão quando molhada.
A caixa deve ser limpa diariamente, a areia trocada semanalmente e a caixa lavada com um produto neutro.