A castração ainda é um problema para muitas pessoas e um ponto de grande dúvida para outras tantas. A verdade é que, embora seja um procedimento cirúrgico e requer cuidados especiais, trata-se de algo simples e normalmente de rápida recuperação.
Alguns tutores ainda evitam a castração por acreditarem que o processo possa fazer mal à eles, muitas vezes ignorando ou não tendo conhecimento de que essa cirurgia pode trazer uma série de benefícios para a vida e a saúde dos animais.
O que é a castração?
A castração é uma cirurgia eletiva, ou seja, é feita por escolha do tutor. Exceto em casos em que ela é necessária para ajudar na saúde do animal. Nas fêmeas, a castração consiste na retirada do útero e dos ovários, enquanto que nos machos consiste na retirada dos testículos. Porém, antes de dar o “ok” para a castração de seu pet, é necessário realizar alguns exames. Para a realização da cirurgia, é levado em consideração a idade do animal e o seu histórico de saúde. Animais debilitados, enfermos ou com baixo peso não devem ser submetidos à cirurgia, a menos que exista indicação médica para a realização do procedimento. Por conta disso, exames pré-operatórios são extremamente importantes para atestar a condição de seu amigo.
Uma avaliação comportamental também pode ser indicada em alguns casos, pois em situações específicas a castração pode ser contraindicada no momento, sendo importante um trabalho comportamental prévio para então partir para o procedimento cirúrgico.
Qual o momento certo para castrar meu pet?
- Cadelas: após o primeiro cio
- Cachorros (pequeno e médio porte): após um ano
- Cachorros (porte grande e gigante): entre um ano e meio e dois anos
- Gatos e gatas: depois dos 10 meses
Benefícios da castração
- Em machos diminui a incidência de tumores de próstata
- Em fêmeas diminui a chance do desenvolvimento do câncer de mama
- Evita outras inúmeras doenças de cunho hormonal
- Promove o controle populacional