Ao contrário dos cães, os gatos comem pequenas porções de alimento várias vezes por dia. E, devido à esta característica, o melhor a ser feito é deixar o alimento à disposição durante o dia.
No entanto, para que não haja um consumo exagerado do alimento, certifique-se de que você disponibilizará a quantidade diária correta dividida em diversas porções ao longo do dia. Reponha a quantidade correta de ração sempre que necessário, garantindo que o alimento esteja sempre fresco e crocante!
Você já ouviu dizer que “gatos são frescos para comer”? Bom, é porque são mesmo. Gatos tendem a ser neofóbicos, ou seja, eles dificilmente irão aceitar um alimento ao qual não foram apresentados quando filhotes. Então é importante que seja ofertado ao gatinho tanto a ração seca quanto a úmida (patês e sachês), para que eles se familiarizem com a textura dos alimentos.
Água
Gatos tendem a ingerir pouca água (devido à sua origem desértica), então é importante que líquidos sejam ofertados através do alimento, com a ração úmida, e com a disponibilização de água sempre fresca. Alguns gatos preferem água corrente e o uso de uma fonte pode estimular a ingesta hídrica.
É muito importante estimular o felino a beber água, assim minimiza-se ou inviabiliza-se a formação de cálculos urinários e doenças renais.